A Doutrina De Cristo
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/a-do utrina-de-cristo /teo lo gia
A doutrina de Cristo
digg
Ao f alar da necessidade do novo nascimento Cristo demonstrou que ser judeu, f ariseu, mestre ou religioso, não habilita ninguém a ter acesso ao reino de Deus.
A Função dos Milagres
“Havia entre os fariseus um homem chamados Nicodemos, um dos principais dos Judeus. Este foi ter com Jesus de noite, e disse: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus. Pois ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos que tu fazes, se Deus não fosse com ele” ( Jo 1:1 -2)
Entre os Judeus havia um mestre do judaísmo de nome Nicodemos. Ele era f ariseu e f oi encontrar-se com
Jesus à noite. Neste encontro, surpreendentemente Nicodemos chamou Jesus de ‘Rabi’, ou seja, Mestre.
Tal reconhecimento vindo da parte de um juiz, ou de um mestre em Israel era para deixar qualquer um dentre os homens lisonjeado.
Mas, por que Nicodemos chamou Jesus de Mestre? Em sua abordagem inicial Nicodemos f ez a seguinte af irmação: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode f azer estes sinais que tu f azes, se Deus não f or com ele” ( Jo 3:2 ).
Nicodemos entendeu que Jesus era mestre por causa dos milagres que estavam sendo realizados.
Nicodemos ao ter noticia dos milagres realizados por Jesus entendeu que Ele era Mestre, porém, um mestre enviado por Deus, o que tornava Jesus distinto de todos os outros mestre em Israel.
Quem poderia realizar os milagres que Jesus estava realizando sem o auxilio do dedo de Deus? O próprio
Nicodemos responde: Ninguém poderia realizar estes sinais que Tu f azes! A análise de Nicodemos é totalmente válida, e a conclusão também ( Jo 5:36 ).
Nicodemos venceu uma grande barreira ao concluir que Jesus era Mestre vindo de Deus, e esta conclusão impulsionou Nicodemos a ter um encontro com Cristo à noite. Outros f ariseus tiveram encontro com Cristo à luz do dia, porém, movidos de hipocrisia, querendo pegar