A divis o sexual do trabalho e a desvaloriza o do trabalho feminino

2966 palavras 12 páginas
A DIVISÃO SEXUAL NO TRABALHO E A DESVALORIZAÇÃO DO
TRABALHO FEMININO

Janaina Bezerra de Queiroz
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumo
No contexto histórico, a divisão sexual do trabalho é um fenômeno, que transforma e se estrutura de acordo com a sociedade da qual faz parte. Este trabalho pretende analisar a divisão sexual que ocorre no âmbito do trabalho, considerando as profundas transformações que ocorreram neste a partir dos anos noventa. Para a tessitura metodológica faremos uma investigação de pesquisas bibliográficas, como também, de documentos relacionados a publicações recentes sobre o trabalho feminino, percebe-se que desde o surgimento da humanidade, já existia distribuição de papéis diferenciados para homens e mulheres. Após a análise comprovamos que a divisão sexual do trabalho expressa uma hierarquia de gênero que aponta sempre para a desqualificação do trabalho feminino, socialmente desvalorizado. Devemos mencionar, também, que nos seios das transformações no mundo do trabalho contemporâneo, das “metamorfoses da questão social”, continua existindo. Assim, no mercado de trabalho, delineia-se uma nítida divisão sexual das formações e dos empregos, onde as profissões tipicamente femininas carregam em si a desvalorização social.
Palavras chave: Gênero. Divisão sexual do trabalho. Relações entre gêneros. Equidade

Introdução
O mundo contemporâneo está marcado pelos avanços de comunicação e da informática e por várias transformações tecnológicas e científicas. Tais transformações afetam todos os setores da sociedade, inclusive o processo de trabalho e sua relação com a sociedade. Repensando nessas transformações vemos a necessidade de refletir acerca da divisão sexual do trabalho, principalmente, na influência deste para a família e nas disparidades de oportunidades de trabalho.
Na história da evolução do trabalho humano, o papel da mulher tem sido consideravelmente diferenciado do papel masculino. Homens e mulheres passaram conjuntamente por

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas
  • C. G. Jung e seu mito em nossa época
    110487 palavras | 442 páginas
  • Fernando pessoa
    256188 palavras | 1025 páginas