A Divis O Atual Do Territ Rio Sul
Os últimos dois séculos foram marcados por uma série de conflitos provenientes de contestações territoriais, sendo um ponto sensível em nosso continente. Por vezes questões fronteiriças levaram a eclosão de grandes conflitos, deixando algumas feridas como legado.
A Guerra do pacifico é um exemplo claro de problema territorial mal resolvido. Esse conflito ocorrido em finais do século XIX envolvendo Chile e uma aliança entre Bolívia e Peru resultou na anexação de parte do território dos países derrotados pelo Chile, tirando da Bolívia sua saída para o pacifico. Esta questão é tratada pelos bolivianos até hoje como questão nacional. Na década de 30 do ultimo século a América do Sul foi marcada pela guerra do Chaco Boreal. Os bolivianos reivindicaram junto ao Paraguai uma área do chaco que durante o antigo Vice Reinado do Prata pertencia a Bolívia. O conflito desestabilizou o continente dividindo-o em dois blocos. De um lado a Argentina declarou apoio ao Paraguai, ao passo que Brasil e Chile interviram a favor da causa boliviana. Segundo Moniz Bandeira “realmente houve a possibilidade de uma guerra, em que a Argentina tivesse de enfrentar simultaneamente o Chile e o Brasil”. O conflito foi resolvido em um tratado que manteve as condições anteriores ao conflito, não resultando, entretanto, na realização dos objetivos de nenhuma das partes envolvidas.
Em 1941 contestações acerca dos limites fronteiriços entre Equador e Peru culminaram em outra guerra no continente. O Protocolo do Rio assinado em 42 não deu fim ao problema, gerando novos