A diversidade sociocultural
A educação é um bom instrumento elementar para se construir uma boa relação entre crianças, contando com ajuda através dos órgãos oficiais, políticas de inclusão escolar, respeito às diversidades, pedagogias de combate ao racismo e igualdade social.
Os direitos culturais fazem parte dos Direitos Humanos, todos da área da educação tem que lutar contra a discriminação, a legislação brasileira garante educação gratuita e de qualidade para todos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, garantem a todos os brasileiros, sem distinção de cor, sexo, credo, cultura, condição social, direitos iguais perante a lei, para o desenvolvimento da cidadania, quer seja no campo pessoal ou profissional. Sendo a educação a base para esse processo de direitos constituídos para a construção de uma sociedade de direitos iguais para todos, e sem preconceitos, acontece muito no nosso dia-a-dia de educadores, o racismo não havendo o respeito às diferenças, não valorizado. Na educação tem que existir a igualdade de oportunidade para todos poderem desenvolver suas ideias.
O preconceito social e cultural em suas diversas manifestações é uma realidade em nossa sociedade. Ser diferente em qualquer coisa, aos olhos de preconceito rotula o indivíduo e o muitas vezes, ao ridículo perante aos outros componentes do grupo. A diversidade é uma riqueza para o mundo por isso, a escola tem que ser local como ponto de partida, mas tem que ser internacional como ponto de chegada.
Nas escolas rurais, o aluno é composto basicamente de pessoas que pertencem à classe mais pobre da população, enquanto que na zona urbana, ao contrário, a realidade é um tanto melhor, nas escolas da periferias a educação é mais precárias, com exceções é claro, são realidades. Tem também esse estudo fundamento ao dizer que, ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural, ao afirmar existir em cada classe uma significativa parcela de