A diversidade cultural- etnocentrismo e relativismo cultural
Todas as diferenças existentes entre as pessoas de todo o mundo, modo de se portar, modo de falar, de se expressar, suas crenças e costumes e a forma das sociedades se organizarem, chama-se Diversidade Cultural. Porém, há diversas pessoas, povos e culturas que possuem uma visão do mundo onde seu próprio grupo ou sociedade é que é a correta, negando todas as outras, somente seus modelos e valores é que são os corretos.
Xenofobia (preconceito por nacionalidade, classe social e cor). Podemos inserir nesse contexto alguns exemplos atuais, o bullying, a homofobia, o preconceito racial etc., a isso damos o nome de Etnocentrismo (dificuldade de ver e tolerar as diferenças).
Vemos que no Relativismo Cultural, há grande parte de verdade, pois este defende que o "bem" e o "mal" são relativos a cada cultura, os princípios morais descrevem os sentimentos em determinada sociedade e deve se basear nas normas descritas por ela.
Após a segunda Guerra Mundial, 192 países assinaram a Carta das Nações Unidas e criaram a ONU - Organização das Nações Unidas em 24 de outubro de 1945 com o intuito de restabelecer a paz no mundo e evitar uma nova guerra mundial.
Assim, no dia 10 de Outubro de 1948 em Paris foi Proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos e dentro desta consta o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
Dentre tantos tópicos, podemos citar alguns que se destacam:
* Direito a vida e nacionalidade
* Direito a liberdade e igualdade
* Direito a liberdade de pensamento, consciência e religião
* Direito ao trabalho e educação
* Direito a alimentação e habitação
* Direito de fazer parte de um governo, etc.
O respeito à Declaração significa um mundo mais justo para todos, porém, seu conteúdo só terá efeito, quando fizer sentido para toda a humanidade.
.
*****************************************************A DIVERSIDADE CULTURAL - ETINOCENTRISMO E RELATIVISMO