A Diversidade amiga Drica 1
Introdução
Em meio às discussões sobre direitos humanos, cidadania e educação, e potencialidades do ensino de Ciências no contexto de uma formação para a cidadania plena.
O objetivo do texto é articular cidadania, a educação das relações étnico-raciais e o ensino de Ciências, tirando dessa articulação considerações, temáticas e questões relativas a formas pelas quais o ensino de Ciências pode promover a educação das relações étnico-raciais, entendida enquanto direito humano fundamental. Partindo de referências teórico-metodológicas e de dados empíricos coletados em duas pesquisas, foram identificados cinco grupos de temáticas e questões que podem ser abordadas no ensino de Ciências a fim de promover relações étnico-raciais éticas entre estudantes.
Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira e Ciências. Para além de proclamar direitos, ressalta-se a necessidade de viabilizar sua efetivação e promover processos de formação de professores comprometidos com a educação de cidadãos críticos e engajados em lutas por equidade social. Por meio da análise empreendida, esperamos contribuir para o fomento do debate e da pesquisa sobre o papel do ensino de Ciências na formação de cidadãos, tendo em vista a construção de relações sociais positivas e o engajamento em lutas por eliminação de quaisquer formas de desigualdade social e de discriminação. O processo de inclusão das pessoas com necessidade educacionais especiais passou no decorrer da história da educação por diversas denominações, segregação, espaço destinado ao aluno com alguma deficiência na escola tendo uma educação formal sistematizada. Alunos eram matriculados, no entanto poucas intervenções eram realizada Esta se dará ao longo das atividades, assumindo um caráter contínuo, diagnóstico e formativo nos momentos da elaboração e registro .
Educação e Tecnologias