A Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento
Módulo: 4
Atividade: Atividade Individual
Título: Fórum Competência e Desenvolvimento
Aluno:
Disciplina: Gestão de Pessoas
Introdução
A gestão otimizada dos métodos de treinamento e desenvolvimento permite que a empresa possa fomentar a criação e o espaço de ambiente saudável e produtivo, voltado para realização das pretensões e aspirações tanto dos gestores quanto dos trabalhadores. Para tanto, não se pode admitir um (treinamento) sem outro (desenvolvimento), pois é na condição da sinergia obtida com a atuação de ambos que a empresa pode melhor reunir condições de crescimento.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
O treinamento está ligado a aspectos de introdução e aprimoramento de habilidades técnicas específicas – “o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato, 2002) -, enquanto que o desenvolvimento é a operação na qual a formação e a preparação do ser humano se liga a aspectos exógenos da sua atividade, tais como sua carreira, mas voltado a uma compreensão holística de sua função e de suas habilidades específicas – “o preparo da pessoa para a vida e pela vida” (Chiavenato, 2002).
Ambos estão ligados de modo íntimo, pois embora seja possível que a empresa se contente com o “treinamento” de seus colaboradores, focar apenas no fomento de habilidades específicas não garante o sucesso e a criação de um ambiente virtuoso. Por outro lado, pensar apenas em desenvolvimento, sem levar em conta aspectos da formação de habilidades específicas, pode no mais das vezes propiciar que os funcionários estejam preparados para o mercado e não para a empresa. É preciso que treinamento e desenvolvimento andem juntos, de modo a criar o ambiente adequado para consecução das finalidades sociais da empresa.
Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente
A inadequação ou inexistência de treinamento tende a criar ambientes nos quais há uma diminuição da produtividade, piora da comunicação e