A DISTANCIA DE DEUS
Quando nos sugerem que nos desloquemos a algum lugar, uma pergunta que fazemos com frequência é: a que distância fica? Muitas vezes achamos que a nossa casa fica longe do emprego.
Ou que ir visitar alguém que mora noutra cidade é tarefa difícil, porque a distância é grande. O piloto de aviões acha que viajar até à Austrália é ir longe; já Londres está perto, e Madrid é mesmo ali.
A nossa avaliação do longe e do perto é pois muito variável. O perímetro da Terra no equador é de cerca de 40 mil km, o que é uma distância considerável.
Mas se considerarmos o cosmos, a noção de distância sofre uma alteração drástica.
A Terra, que nos parece tão grande, não passa de um minúsculo astro que roda em torno de uma estrela cujo volume é um milhão e trezentas mil vezes maior.
O Sol fica perto da Terra, a uma distância de apenas uma unidade astronómica, mas esse apenas significa 150 milhões de km, equivalente a quase quatro mil voltas à Terra. Essa curta distância explica o facto de a luz solar demorar um pouco mais de 8 minutos a chegar à Terra.
Por sua vez, o Sol, que nos parece gigantesco quando comparado com a Terra, não passa de uma estrela de média dimensão na galáxia a que pertence, a Via Láctea.
Note-se, no entanto: esta galáxia possui mais de 200 mil milhões (há quem diga que pode chegar ao dobro) de estrelas semelhantes ao Sol.
A dimensão da Via Láctea é impressionante, mas a verdade é que ela é apenas uma das cerca de trinta galáxias que pertencem ao chamado Grupo Local de galáxias.
Uma outra, de maior dimensão, é a famosa galáxia de Andrómeda, que está afastada da Via Láctea cerca de dois milhões e seiscentos mil anos-luz.
A partir daqui as distâncias começam a ser para nós difíceis de processar, porque um ano luz equivale a 9 biliões e 46 mil milhões dos nossos quilómetros.
Nesta ordem de grandezas, o que significa longe ou perto?! E Deus? Ele, que criou todos os astros de todas as galáxias, as que conhecemos e as muitas mais que ainda