A DISSEMINAÇÃO DAS REDES SOCIAIS
A DISSEMINAÇÃO DAS REDES SOCIAIS
Autoras: Jacira Evely Leão de Andrade e Kateriny Di France
Professor: Lunde Braghini Junior
Brasília – DF
2012
A disseminação das redes sociais
Resumo
O trabalho foi elaborado com o proposito de abordarmos o que leva as pessoas a terem mais de uma conta e viverem mais tempo na frente de um computador do que sair e se relacionarem com as pessoas, mas não através de uma tela e sim pessoalmente. Através da pesquisa quantitativa que elaboramos, observamos diferentes opiniões sobre o uso desse meio de comunicação e o que leva homens e mulheres de faixas etárias tão distintas serem tão conectados no mundo virtual.
1. Introdução
Redes sociais é um tema bastante instigante, estuda-lo é mais interessante ainda. É a onda do momento, é o passatempo preferido de muitas pessoas e o método publicitário de grandes empresas. Estudar por que o crescimento de tantos sites de relacionamento e compartilhamento e o porquê as pessoas criam contas e as abandonam. Mas, enfim qual o conceito de Rede Social? “Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.”
Há quase uma década as redes sociais fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas em todo o mundo. Ferramentas inicialmente utilizadas como meio de dividir histórias, reencontrar amigos e apresentar status e experiências. As páginas começaram a tomar força bruta como importantes sistemas de movimentação, criação e, principalmente, entretenimento.
2. Método
Para realizarmos a pesquisa, aplicamos um questionário em uma sala de aula com 26 alunos na Universidade Católica de Brasília com as seguintes perguntas:
1) Você possui