A Diret Ria Central Dos Estudantes
Mais de 80 itens de lixo eletrônico foram coletados até a última quinta-feira, dia 24. Grande parte deles eram antigos monitores de computadores que foram substituídos pelas telas de LCD.
O descarte incorreto de produtos eletrônicos é um dos grandes problemas ambientais deste século. Segundo o Greenpeace, anualmente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas e grande parte é descartada com os demais resíduos e terminam em aterros e lixões, poluindo a água e o solo. O que pouca gente sabe é que muitos dos aparelhos eletrônicos podem ser reutilizados e, através da reciclagem, transformados em novos produtos.
Pilhas e baterias
Durante todo o ano é possível dar um destino correto à pilhas e baterias no campus da Unochapecó. O Viveiro Florestal instalou lixeiras especiais para a coleta destes materiais que são altamente tóxicos ao meio ambiente, mas que podem ser reciclados quando enviados ao local correto.
São três pontos de coleta, próximo ao Pronto-Saúde, no Almoxarifado e em frente à Galeria de Artes. A receptividade foi tão alta que na primeira semana de instalação das lixeiras foi preciso recolher materiais a cada dois dias, devido à grande quantidade de pilhas e baterias depositadas no recipiente. Atualmente o recolhimento dos resíduos é feito uma vez por semana, e os materiais coletados são enviados ao Verde Vida.