a Dinâmica do Capitalismo Fernand Braudel
Fernand Braudel
Lorena Lais Nogueira Dias
DIREITO - Noturno
Turma B
O livro a Dinâmica do Capitalismo de Fernand Braudel trata-se dos eventos históricos, sendo que o evento preponderante seria o capitalismo e as alterações no âmbito econômico, ou seja , a vida material. Tendo por objetivo o estudo do capitalismo, que nada mais é uma ordem social e política, onde tenta explicar os acontecimentos de quatro séculos em relação a vida econômica, no entanto se depara com os equilíbrios e desequilíbrios da economia. Dentro do primeiro capítulo o autor trata a vida econômica como a vida material, no qual o homem está inserido na vida econômica ativa, assim analisa o comportamento da sociedade, pois a sociedade encontra-se estagnada em seus hábitos, ou seja, ela está automaticamente sem estímulo, sobretudo com a chegada do capitalismo sofrerá alterações no âmbito social e econômico.
Desse modo, Braudel discorre sobre as experiências dos homens e a evolução do capitalismo é as modificações que completaram a vida material, assim tenta estabelecer o equilíbrio social, porém os problemas inseridos na sociedade são maiores que as soluções para eles, pois as condições de vidas são precárias, deficiências na área da saúde, má qualidade de alimentos, dentre outros.
Sob análise do primeiro capítulo Braudel relata sobre a distinção entre a economia de mercado e o capitalismo, sendo que a regulamentação do mercado que seria a partir da posição monopolista. Assim a economia de mercado envolve o valor de troca, sendo que acima dos mercados estão vinculados a feiras e bolsas que desenvolve um papel superior, certamente a economia de mercado está relacionado a produção que seria um enorme domínio para a sociedade e o consumo que são de fato importantes para o fluxo da história,diante disso Braudel diz “ sem troca não há sociedade “.
Entre o séc. XV e o séc. XVIII a economia de mercado aumenta tendo necessariamente uma ligação entre a