A DINÂMICA DE UM TERRITÓRIO FLEXÍVEL: FEIRA LIVRE NO MUNICÍPIO DE ABREU
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A DINÂMICA DE UM TERRITÓRIO FLEXÍVEL: FEIRA LIVRE NO MUNICÍPIO DE ABREU
E LIMA - REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE-PE
Fabiana Alves Nunes da Silva
1
Flávia Maria da Silva
1
Eline Silva de Paula
3
Marlene Maria da Silva
1, 2
1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
2. Programa de Educação Tutorial (MEC/SESu)
3. Profª. Drª. - Departamento de Ciências Geográficas. - UFPE - Orientador
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa objetiva tratar a problemática que envolve as questões territoriais dentro de um espaço urbano, integrante do município de Abreu e Lima que está localizado na Região Metropolitana do Recife–PE. No início, o distrito de Abreu e Lima pertenceu administrativamente ao município de Igarassu e, depois, passou 47 anos integrado ao município de Paulista. Foi emancipado em 14 de maio de 1982, tornando-se, assim, mais um município integrante da Região Metropolitana do Recife. A feira de Abreu e Lima está localizada no centro da cidade e surgiu, aproximadamente, no ano de 1982, concomitante a sua emancipação. Desde então, funciona na Praça Antônio Vitalino que tem 6.665,87m2.
Tal como foi verificado na feira livre desse município que conta com 269 feirantes cadastrados pela prefeitura da cidade, a ocupação do território por essa atividade pode ser vista como geradora de raízes e identidade, mostrando que a percepção sócio-cultural das pessoas está ligada aos atributos do espaço concreto. O tempo pode ser o gerador da identidade sócio-espacial, relacionada não apenas ao espaço físico, concreto, mas com o poder de controle desse território. A dinâmica desse território e as disputas que ocorrem neste espaço determinam a relevância desta pesquisa.
METODOLOGIA:
Como foco da referida pesquisa, foi escolhida a cidade de Abreu e Lima, por se tratar de um ambiente dinâmico, cuja feira livre é um lugar de disputa por poder e por espaço, ao mesmo tempo em que é