A dinamica demografica brasileira
A DINÂMICA DEMOGRÁFICA BRASILEIRA
NOME:
SÃO PAULO-SP
NOVEMBRO-2014
INTRODUÇÃO
Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional de um determinado território ou seja o crescimento, a distribuição da população, a taxa de mortalidade e natalidade, entre outros fatores. Veremos a seguir a aplicação dessa ciência no Brasil.
PALAVRA-CHAVE: URBANIZAÇÃO, NATALIDADE, MORTALIDADE, POPULAÇÃO, VEGETATIVO.
A DINÂMICA DEMOGRÁFICA BRASILEIRA
Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.
Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.
O termo "demografia" foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado "Elements de statistique humaine ou demographie comparée". Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físi co (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.
Principais causas para o aumento da população é:
Urbanização: Aumento da infraestrutura urbana, saneamento básico, modificações dos hábitos de higiene pesssoal, acesso a educação, tudo isso fez com que a taxa de mortalidade caísse.
Novas técnicas agrícolas: Introdução de novas tecnologias no campo, fazendo produzir mais no mesmo espaço de terra.
A taxa de natalidade continua a mesma o que vem caindo é a taxa de mortalidade, com isso temos que chamamos de crescimento vegetativo.
Medicina: O avanço da medicina preventiva, com a criação de vacinas, antibióticos, vitaminas, levou a sociedade aumentar de tamanho, e nós sermos o que chamamos de boom demográfico.
O CRESCIMENTO E