A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL- FSSO
SERVIÇO SOCIAL E PROCESSOS DE TRABALHO 2
Maceió
Janeiro de 2014
Trabalho solicitado pela disciplina de Serviço Social e Processo de Trabalho 2 do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas.
Maceió janeiro de 2014
A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social trouxe à tona, na América Latina, um importante debate acadêmico no que se refere à formação profissional. Dadas as peculiaridades sociopolíticas e culturais da região, que impactam diretamente nas possibilidades da categoria e na consolidação do projeto profissional crítico, entendido como uma estrutura dinâmica que se transforma mediante as alterações sociais, econômicas e culturais ocorridas no âmbito de atuação da profissão. É a partir da segunda metade da década de 1990 que se evidencia o processo de aprofundamento ideológico versus imediaticidade da demanda, fenômeno esse que se dá pela heterogeneidade e complexidade da demanda numa época em que a profissão encontra-se marcada em seu seio por antagonismos entre a ala conservadora, que preza pelo instrumental-operativo como resposta ao pleito do mercado, enquanto que a parte da direção social busca fazer uma análise crítica do social, se aproximando da teoria social moderna, fazendo pesquisas para elaborar respostas mais qualitativas para os fenômenos sociais ocorridos em países de capitalismo tardio.
No Brasil, o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), tomou a dianteira nesse processo de reflexão desencadeado a partir de problemas enfrentados por comissões e associações a ela vinculadas no intuito de identificar novas competências e implementar novas diretrizes curriculares pautadas no trabalho e