A dimensão sócio-cultural da ciência matemática no âmbito da educação matemática
A dimensão sócio-cultural da ciência matemática tem possibilidade de verificar como os alunos compreender os fenômenos matemáticos nas suas dimensões sociais, reconhecendo que uma discussão mais centrada dessa ciência no campo da sociedade da ciência poderá gerar reflexões, mais criticas, sobre sua interação história com a Ciência_tecnologia_natureza_cultural_sociedade.
O ensino escolar necessita objetivar o desenvolvimento no aprendiz de um conhecimento cientifico complexo, abandonando um paradigma de uma educação baseada na simplicidade e na única usualidade dos acontecimentos.
É fundamental compreender a escola como um mundo social, que tem seus ritos, sua linguagem, seu imaginário, seus modos de regulação, tendo que compreender que a reforma do pensamento educacional não é uma reforma programática, mas sim paradigmática.
O ensino da matemática vem sendo questionado, porque a lógica que tem orientado a formação de seus professores e a base epistemológica de sua concepção, tem estimulado a memorização e repetição de fórmulas desarticuladas com a realidade social e natural.
Podemos compreender que o ensino da matemática que constitui em uma atividade socialmente construído já que seus conhecimentos se deram pela forma de representação social que passará a ser compreensível para outros.
O ensino deve deixar de ser visto como algo que se programa em termos técnicos-cientificos e passar a ser considerado como arte. Ou seja, um artifício cultural.A dimensão sócio-cultural da ciência matemática no âmbito da educação matemática.
A dimensão sócio-cultural da ciência matemática tem possibilidade de verificar como os alunos compreender os fenômenos matemáticos nas suas dimensões sociais, reconhecendo que uma discussão mais centrada dessa ciência no campo da sociedade da ciência poderá gerar reflexões, mais criticas, sobre sua interação história com a