A dignidade da pessoa humana
1. INTRODUÇÃO 2
2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA 3
3. CONCEITO DE DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA 4
3.1 A dignidade da pessoa humana na visão dos grupos sociais 5
3.2 A dignidade da pessoa humana na história 6
4. CONCLUSÃO 12
5. REFERENCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
A presente reflexão tem como objetivo abordar o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, suas significações e/ou aspectos sociológicos, filosóficos, políticos e jurídicos, bem como sua evolução pari pasus ao processo histórico social, tendo como marco referencial principal, os desdobramentos do século XX, a partir da 2ª Guerra Mundial.
Procurou-se desenvolver nesta reflexão, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, numa abordagem critica, haja vista que este tema se inscreve como uma categoria analítica dos Direitos Humanos essencial à produção da solução justa, cujo principio tornou-se um dos grandes consensos éticos do mundo ocidental, condição sine qua non da medida do justo.
Nesta reflexão procurou desenvolver dois objetivos principais. O primeiro deles é o de abordar a evolução histórica da dignidade humana no tecido social no tempo e no espaço, desde sua gênese até a contemporaneidade. O segundo é o de precisar a natureza jurídica da dignidade da pessoa humana e seus pressupostos.
Para alcançar os objetivos propostos nesta reflexão, a metodologia de pesquisa utilizada consistiu basicamente em: primeiramente levantamento bibliográfico (artigos, revistas jurídicas e internet) e referencial teórico (Rizzatto Nunes, Maria Helena Diniz e Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil- CF/88); e no segundo momento discussão do tema com todo o grupo e conclusão do trabalho.
Por fim, cônscios da importância do tema e certos que esta reflexão não esgota o assunto. Propõem-se desta forma, uma reflexão critica acerca da significação da Dignidade Humana como condição ontológica mais elevada do homem como um ser social.