A diferença entre ver e observar
Sobre o texto: A complicada arte de ver, discutimos sobre a frase: VER É MUITO COMPLICADO.
Em um ambiente educativo, as relações entre professor e aluno são muito complexas. Há muitas situações em que o professor olha, dirige o olhar ao aluno, mas não vê e não o interpreta. Ver é complicado para os dois, para o professor e para o aluno.
Nem sempre o aluno vê no professor um colaborador, amigo e suporte. Nem sempre o professor vê as angústias e necessidades do aluno.
É preciso que o professor fique atento ao seu aluno, conheça-o, entenda-o e tente conhecer seus sentimentos, contexto em que vive e dificuldades, para assim poder ajudá-lo. É preciso ver esse aluno e se dispor a ajudá-lo, essa é a função do professor.
Sobre o texto: Gaiolas e asas, comparamos as escolas atuais com gaiolas e as crianças comparamos à pássaros.
As crianças precisam de incentivo para expressar seus sentimentos suas habilidades, o professor deve ser o mediador, que proporciona a seus educandos coragem para voar, formando assim, cidadãos críticos e conscientes do seu papel perante a sociedade, visando alcançar uma educação de qualidade.
É preciso estar atento para saber que escola vamos ter: uma escola que é gaiola, que aprisiona os alunos, que os limita, que não os incentiva, que não amplia seu olhar, que não os faz críticos, capazes de perceber o que acontece ao seu redor e se posicionar, crianças limitadas, com a criatividade, energia e espontaneidade reprimidos. Ou será que seremos a escola que é asa, que faz o aluno alçar vôos cada vez mais altos, que os impulsiona e os faz ir adiante, além, que os deixa ser crianças, com todas as suas características, espontaneidade, curiosidade, experimentação, sinceridade, criatividade, barulho, risos, enfim...crianças.
Se amamos o que fazemos e amamos as crianças, enquanto pais e educadores, que saibamos libertar nossas