A DIFERENÇA ENTRE MARGEM LÍQUIDA E MARGEM BRUTA
Indicador que mede o quando a empresa consegue produzir mais gastando menos. É um ótimo indicador para comparar empresas do mesmo ramo. Se você for olhar, o LUCRO LÍQUIDO é igual a RECEITA LÍQUIDA menos custos e despesas.
Ex: Se a MARGEM LÍQUIDA de uma empresa é 16%, então é porque de sua RECEITA LÍQUIDA ela frita 84% com custos e despesas (1 - M.L.).
Se uma empresa tem MARGEM LÍQUIDA maior que outra, é porque a soma de custos e despesas dela é menor do que a concorrente.
MARGEM BRUTA = LUCRO BRUTO/RECEITA LÍQUIDA
Esse indicador abrangem menos do que o anterior. Significa: Quantos % sobra do $ após pagar CUSTOS. Aqui o objetivo é medir a capacidade de a empresa negociar com seus fornecedores preços mais baixos, pois LUCRO BRUTO é igual a RECEITA LÍQUIDA menos custos.
Ex: Se a MARGEM BRUTA de uma empresa é 23,8%, então é porque de sua RECEITA LÍQUIDA ela frita 76,2% com custos (1 - M.B.).
Se uma empresa tem MARGEM BRUTA maior que outra, então seus custos com fornecedores são menores, ou, ela usa menos produtos para produzir aquela receita.
Senti falta de um indicador para medir a capacidade de pagar menos aos funcionários, ou seja, um indicador igual ao ‘margem bruta’, só que levando em consideração apenas as despesas. Ele deve existir, mas como não sei o nome, vamos batizá-lo por enquanto de MARGEM BRUTA OPERACIONAL, cuja fórmula seria = 1 – (DESPESAS OPERACIONAIS / RECEITA LÍQUIDA)
Se você desenvolver a fórmula, vai ver que M.B-ML= D.O./R.L. Então no exemplo acima fica 23,8 – 16 = 7,8%, ou seja, Da RECEITA LÍQUIDA, 7,8% a empresa. E assim a ‘MARGEM BRUTA OPERACIONAL’ seria 92,2%.
Eu, na minha falta de sabedoria, prefiro olhar os valores 1-MARGEM do que as margens propriamente ditas. Mas os estudos continuam!
Os dados acima foram da ELPL4 em 22 de abril de 2012. Vamos a outro exemplo usando números fictícios:
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Receita bruta de