A dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil
Salvador
A DICOTOMIA ENTRE CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Salvador
“Cuidar e educar são ações intrínsecas e de responsabilidade da família, dos professores e dos médicos. Todos têm de saber que só se cuida educando e só se educa cuidando”. (Vital Didonet, consultor em educação infantil, ex-presidente da OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré- Escolar)
A dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil
Cuidar: imaginar, meditar, julgar, supor, tratar; Ter desvelo por. Fazer os preparativos; Acautelar-se; assistir. Empregar atenção.
Educar: despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. Cultivar o espírito. Instruir, ensinar; domesticar, amestrar, adestrar.
Estes são os conceitos de cuidar e educar, isoladamente, segundo o dicionário português. Mas, o que seria o cuidar e o educar na Educação Infantil?
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), significam “propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser, e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.”
Durante o período industrial, tinha-se a necessidade de “guardar” a criança enquanto seus pais estavam nas indústrias, trabalhando. As mulheres passaram a ganhar seu espaço no mercado de trabalho e, não tinham mais como