A dial tica do trabalho
Cidadania na Grécia Antiga
Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.
Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terras.
Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.
Labor
É a ideia de trabalho em que o esforço físico está voltado para a sobrevivência do corpo; atividade onde a pessoa sente o peso do trabalho.
Poiesis
É a ideia de trabalho que corresponde ao ato de criar algum produto a partir do trabalho manual.
Práxis
Significa que o discurso é a melhor forma para encontrar soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos. Processo pelo qual uma teoria passa a fazer parte da experiência vivida.
O trabalho nas sociedades Tribais Estes trabalhavam apenas para sua subsistência nunca "produziam" a mais do que precisavam, não visavam o "lucro", apenas colhiam e caçavam o que eram de suas necessidades momentâneas. Havia a divisão de tarefas por sexo e idade, onde as mulheres ficam responsáveis por cuidar dos filhos e da casa; as crianças pela colheita e plantio; e os homens pelo serviço mais “pesado” como a caça, pesca, guerra.
A trabalho na Idade Média
O trabalho era considerado um “bem árduo”, necessário à evolução do homem, conforme referia São Tomás de Aquino, filósofo e teólogo cristão. A novidade era que o trabalho braçal seria uma forma de provação e fortalecimento espiritual em busca do Reino do Céu.