A diaconia de Jesus
BACHARELADO EM TEOLOGIA
A DIACONIA DE JESUS SEGUNDO LUCAS 10:25
SÃO BENTO DO SUL - SC
ABRIL/2013
FACULDADE LUTERANA DE TEOLOGIA
BACHARELADO EM TEOLOGIA - INTEGRALIZAÇÃO
DISCIPLINA: DIACONIA
ALUNA: JESSÉ EDUARDO BRANCO
PROF: ROLF ROBERTO KRÜGER
A DIACONIA DE JESUS SEGUNDO LUCAS 10:25
SÃO BENTO DO SUL - SC
ABRIL/2013
A DIACONIA DE JESUS SEGUNDO LUCAS 10:25
Jesus deixa bem claro no texto de Lucas 10:25 a diaconia através do nosso próximo. No texto a seguir tentaremos descobrir quem seria este
“próximo” .
Através do texto posso entender que o meu próximo se torna aquela pessoas que mais necessita de minha ajuda, aquele que esta longe dos caminhos do Senhor ou preste a sair dele.
Jesus inverte a pergunta do interprete da leia, em: “o que devo fazer para que EU” para “o que devo fazer para o OUTREM” para que tenha vida.
Vejo que quando perguntamos a Jesus o que faremos para nos dar bem,
Ele nos questiona: o que tens feito para que o seu próximo vá bem?
Para época Jesus era inconcebível ajudar pessoas de outra classe ou credo. Interessante que Jesus coloca justamente um samaritano para ajudar um judeu e não o contrario.
A parábola por mais antiga que seja se enquadra muito bem aos nossos dias pois há, ate mesmo dentro da igreja, fortes discriminações.
Fantástico a abordagem de Uwe Wegner sobre ecologia, esse tema parece estar bem distante desta parábola, mas é bem fácil imaginar a natureza e por que não falar a criação de Deus sendo “saqueada e espancada” através da poluição desmatamento entre tantos outros abusos a ela. Cabe a nós decidir se neste contexto, o texto nos faz pensar se seremos os salteadores ou o bom samaritano da criação de Deus.
Quando se destaca a “ver”, o texto nos mostra que os três viajantes contemplarão o mesmo cenário, porem somente um se compadeceu e teve atitude, somente o samaritano fez uma leitura do cenário e se compadeceu.
A atitude do samaritano foi a