A DESMOTIVAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM REFLEXO DA CRISE DA EDUCAÇÃO.
Nilza de Matos Presto.
RESUMO
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a questão da desmotivação docente em escolas públicas, analisando a relação entre tal desmotivação e a crise da educação no Brasil. Dessa forma procura evidenciar com base em pesquisa qualitativa e bibliográfica a importância da motivação docente para o processo de ensino- aprendizagem. O artigo busca entender a crise do sistema educacional, refletir sobre as causas e consequências da desmotivação docente e ainda sobre as mudanças necessárias para solucionar o problema em prol de uma educação de melhor.
Palavras- chave: desmotivação; educação; escola; docentes, crise.
INTRODUÇÃO
A motivação docente é de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem, pois influencia o desempenho dos professores em sala de aula e a aprendizagem dos alunos. Observamos uma crise na educação pública brasileira por diversos fatores sendo que, a desmotivação docente é um entre os mais graves que afeta negativamente a qualidade do ensino.
Diante de tal situação é de suma importância um estudo sobre a desmotivação docente e sua relação com a crise da educação para compreender as causas dessa desmotivação e as consequências que a mesma traz para o ensino-aprendizagem e para os atores envolvidos no processo educativo, buscando sugerir ações para solucionar os problemas que causam o fracasso escolar e consequentemente a desmotivação docente, para então motivar os professores em busca da educação que a sociedade almeja.
Será utilizada pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, já que na educação investigamos fenômenos que tratam das relações humanas, sociais, afetivas, cognitivas... as quais não podem ser quantificáveis. Será necessário a leitura de autores que abordaram o mesmo tema ou questões semelhantes.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Para entender a desmotivação docente em escolas públicas é