A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
Curso: Letras português/inglês e suas literaturas
Disciplina: Didática do trabalho com linguagens
Professor(a): Márcio Cano
Alunos: Giovana Borges Fiorini Adrielle Pereira de Souza Matheus Henrique Duarte Ariane Carvalho Borges
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
O tema "Orientação Sexual" foi incluído no currículo escolar, através do PNC, visando uma educação voltada para a construção da cidadania, e deve ser tratada na escola como algo inerente à vida.
A descoberta da sexualidade vem junto com o ingresso na rede escolar. Isso gera alguns problemas, visto que os professores não se encontram preparados na grande maioria das vezes para lidar com essa questão importante. Mas a escola não pode abrir mão de sua função: o corpo da criança é diferente do adulto e as descobertas que deveriam ser feitas entre os pares, acaba sendo, em boa parte, encaminhada por assédios e abusos por parte dos mais velhos.
Questões como violência sexual, erotização na infância, dentre outros, saem do âmbito familiar e entram na escola. As crianças e jovens não têm vivido em seu tempo psicológico correto e passam por processos de "adultização" muito precocemente. Sem o apoio devido em casa e com a questão da sexualidade tão banalizada na sociedade, principalmente pela mídia, a criança confunde os limites do que é público e privado, brincadeira e abuso, e não tem a noção correta do que é erótico ou não. Surgem, a partir daí, situações como abuso sexual, gravidez na adolescência, dentre outros que entram diretamente no ambiente escolar e precisam ser tratados com delicadeza.
O educador que estiver atento às questões anteriormente citadas pode ajudar a criança e o adolescente a se prevenirem ou se libertarem de uma situação de violência ou abuso. A criança demonstra, através de atitudes a serem observadas pelo professor, um grito de socorro, que por vezes não é ouvido por preconceito ou ignorância do docente. É preciso ter um