A democracia
Se me perguntassem se a democracia tem um porvir e qual é ele, admitindo-se que existia, responderia tranquilamente que não sei.
DEFINIÇÃO DE DEMOCRACIA
Conjunto de regras que estabelecem quem esta autorizado a tomar as decisões coletivas e com os quais procedimentos. Todo grupo social esta obrigado a tomar decisões vinculatórias para todos os seus membros com o objetivo de prover a própria sobrevivência .
No entanto, mesmo para uma definição mínima de democracia como é a que aceito, não bastam nem a atribuição a um elevado numero de cidadãos do direito de participar direta ou indiretamente da tomada de decisões coletivas, nem a existência de regras de procedimento como a da maioria.
Estado liberal e Estado democrático são interdependentes em dois modos: na direção que vai do liberalismo à democracia, no sentido de que são necessárias certas liberdades para o exercício correto do poder democrático, e na direção oposta que vai da democracia ao liberalismo, no sentido que é necessário o poder democrático para garantir a existência e a persistência das liberdades fundamentas.
A democracia nasceu de uma concepção individualista da sociedade, isto é, da concepção para a qual dominante na idade antiga e na idade média, segundo a qualo todo precede as partes a sociedade, qualquer forma de sociedade, e especialmente a sociedade política, é um produto artificial da vontade dos indivíduos.
O modelo ideal da sociedade democrática era aquele de uma sociedade centrípeta. A realidade que temos diante dos olhos é a de uma sociedade centrifuga, que não tem apenas um centro de poder mas muitos, merecendo por isto o nome, sobre o qual concordam os estudiosos da política, de sociedade de policêntrica ou poliárquica. O modelo do Estado democrático fundado na soberania popular, idealizado à imagem e semelhança da soberania do príncipe, era o modelo de uma sociedade monística. A sociedade real, subjacente aos governos democráticos, é pluralista.
Se a