A democracia é o maior parceiro do progresso
Há relação entre democracia e desenvolvimento. Na Grécia antiga e na Sicília governos tirânicos estabeleciam o poder pela vontade absoluta de um grupo ou pessoa. Ao longo da história recente países vem sendo assolados por governos autoritários, que configuram-se em empecilhos ao desenvolvimento. No mundo capitalista atual é comum medir o desenvolvimento somente no aspecto econômico, deixando ao largo a avaliação daqueles que são culturais e sociais. É possível estabelecer que um contexto democrático é propício para o desenvolvimento amplo de uma nação e a melhoria da qualidade de vida de seu povo.
Democracia é um estado de direito do cidadão. A origem da palavra é grega “demos” que significa povo. No sistema democrático o cidadão exerce o poder por meio da escolha de seus representantes. Estabelece a institucionalização e a proteção das liberdades individuais e do grupo. Constitui-se pela descentralização do poder em níveis regional e local e reflete a vida política, social e cultural de cada país, baseando-se em práticas fundamentais, como tolerância, cooperação e compromisso.
Regimes não democráticos ou totalitários se sustentam na intimidação e no desrespeito às liberdades civis. Governos nos quais não haja participação popular ou quando há ocorre de maneira restrita, possuem estrutura centralizada e geralmente são assegurados por força militar ou policial. São exemplos: o governo de Francisco Franco, na Espanha, imposto desde 1939 até a sua morte em 1975, o governo Salazarista, em Portugal iniciado na década de 1930, o governo militar no Brasil, que durou 20 anos e, mais recentemente, o governo de Bashar al Assad, na Síria, que para impor o poder chega a lançar ofensivas militares contra a população do país.
Países não democráticos podem crescer economicamente, porém ficarão limitados em suas dimensões social, cultural e tecnológica. A China apresenta produto interno bruto de cerca de 8 trilhões