A Democracia Renato Janine Ribeiro
A DEMOCRACIA
Renato Janine Ribeiro
PUBLIFOLHA
TEXTO DA CONTRA-CAPA A democracia é o regime do poder do povo. Mas, desde os gregos, a palavra povo muitas vezes significa o mesmo que os pobres. Não podemos pensar a democracia sem levar em conta os pobres e seu desejo de ter e ser mais do que têm e são. Por isso, a democracia não pode ser apenas uma forma constitucional e jurídica: ela sempre tem forte componente social. O combustível da democracia é o desejo. Por isso ela é tão forte em nossos dias, quando o desejo sacudiu a maior parte dos valores que antes o refreavam. Mas nosso tempo também conhece uma crise das ideias de povo, que está fragmentado em inúmeros e diversos grupos sociais, e de poder, que não se sabe mais bem onde está. Pode ainda haver poder do povo quando não se sabe mais o que são o poder e o povo?
Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na USP e autor de A república, nesta mesma série.
SUMÁRIO
A DEMOCRACIA DIRETA
A DEMOCRACIA MODERNA (1): A DEMOCRACIA MODERNA (2): O SOCIAL E O DESEJO
ALGUNS PROBLEMAS DA DEMOCRACIA
AINDA PODE HAVER DEMOCRACIA?
A REPÚBLICA NECESSÁRIA
BIBLIOGRAFIA E SITES
SOBRE O AUTOR
Este livro é irmão de outro da mesma série, “A república”. A idéia é que o indispensável na política atual passa por duas exigências, que são a da democracia e a da república. A república é o que nos faz respeitar o bem comum. A democracia é o que nos faz construir uma sociedade da qual esperamos nosso bem. Na democracia, desejamos ter e ser mais. Com a república, aprendemos a conter nossos desejos. Há uma tensão forte entre os dois princípios, mas um não vive sem o outro.
Recomenda-se assim a leitura dos dois livros, até porque eles não se repetem - mas impossível ler apenas um deles.
Embora se possa chamá-las de regimes, aqui democracia e república serão entendidas como dois impulsos, pulsões, tendências - enfim, modos de