A democracia no brasil
Slide 2 – As regras institucionais
- A ampliação da participação política no Brasil é um processo recente.
- Por muito tempo o poder político ficou nas mãos de poucos e a maioria da população era mantida fora do processo eleitoral.
Slide 3 – Direito de Voto
- Se pegarmos a proclamação da República, em 1889, até 1945 como ponto de partida (quando o nº de eleitores foi de aprox 5% da população), veremos que 100 anos se passaram para que a maioria da população pudesse participar das eleições no Brasil. Inclusive a participação das mulheres.
Slide 4 –
- Houve também uma maior consciência em relação à compra de votos dos mais pobres. Prática que diminuiu com a intensificação do processo de urbanização e diminuiu a pressão dos coronéis sobre a população rural. Contribuíram também o desenvolvimento das regras eleitorais e das técnicas de votar (voto secreto e as urnas eletrônicas), além da fiscalização da Justiça Eleitoral.
- No entanto, essas mudanças não foram suficientes para acabar com as práticas clientelísticas (o eleitor é tratado como cliente e tudo não passa de uma troca de favores; ex: cesta básica) ainda presentes no cotidiano político dos brasileiros.
Slide 5 –
- Sobre a centralização do governo observamos que Após a Constituição de 1988 o poder político se descentralizou das mãos dos militares, que o detinham desde o início da República. E passou a se ´´concentrar`` nas mãos do povo.
Slide 6 – Luta por Direitos
- Depois da proclamação da República surgiram variados movimentos que procuravam participação política.
- Os movimentos dos trabalhadores sempre estiveram à frente do processo de participação política, esses lutam por melhores salários e condições de trabalho.
- Outras lutas foram desenvolvidas, mas sempre eram reprimidas. Somente nos últimos anos os movimentos sociais ganharam espaços institucionais, por meio de leis ou