A DEFICIÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAPIPOCA.
Maria dos Santos Rodrigues1
Pedro Henrique Rogério2
Sara Lícia da Silva Vasconcelos3
Ludovica Olimpio Magalhães 4
RESUMO
O presente trabalho tem como temática a deficiência do ensino de língua inglesa nas escolas públicas de Itapipoca. Tendo por objetivo a compreensão dos principais motivos que tem levado o ensino de língua inglesa estar em um nível abaixo do esperado. Também se objetivou através deste, buscar soluções adequadas para que o ensino do idioma inglês possa ser aprimorado nas escolas. A escolha deste tema se deu pela constante observação de que o ensino de língua inglesa nas escolas públicas ainda é bastante precário. Por essa razão o intuito desse estudo, foi descobrir os principais motivos dessa deficiência, bem como tentar elencar meios para transformar a atual situação. Através de uma pesquisa realizada em algumas escolas públicas de Itapipoca, pretendeu-se buscar novos saberes através de embasamentos teóricos, baseados nos autores: Fernandes (2003), Dias e Peterson (2006), Silva (2011), e também através dos PCNs- LE (1998). Espera-se que através do estudo aqui apresentado futuros professores sejam capazes de ser agentes transformadores atuantes no atual quadro da educação uma educação de qualidade, na qual todos crescem e se desenvolvem.
Palavras- chaves: Deficiência. Ensino. Língua inglesa.
1. INTRODUÇÃO
A sociedade na qual estamos inseridos encontra-se cada vez mais globalizada, diante disto as pessoas buscam comunicar-se entre si. Surge então a necessidade de falar-se uma língua global. Percebe-se que a língua inglesa tem efetuado esse papel em nossa sociedade, por exemplo, no Brasil foram adotadas muitas palavras de língua inglesa tais como: hot dog, , pen drive, lan house dentre outras.
Para que se consiga acompanhar essa inserção da língua inglesa no dia-a-dia, faz-se necessário que haja um ensino de qualidade nas instituições escolares.