A decisão em um piscar de olhos
Blink (Malcom Gladwell, 2005).
"Blink!" é um livro sobre o «pensamento que não é pensado», sobre as escolhas que parecem ser feitas instantaneamente — num piscar de olhos —, mas que realmente não são tão simples como parecem. Porque é que certas pessoas são decisoras brilhantes e outras se mostram sistematicamente inaptas para decidir? Porque é que há pessoas que seguem os seus instintos e vencem, enquanto outras tropeçam sempre em erros de avaliação? Como é que será que o nosso cérebro realmente trabalha — no escritório, na sala de aula, na cozinha e no quarto? E porque é que, com frequência, as melhores decisões são aquelas que não se conseguem explicar? Baseado nas descobertas neurológicas e psicológicas mais recentes, e escrito de uma forma rigorosa e brilhante, "Blink!" muda o modo como compreendemos todas as nossas decisões. Nunca mais se poderá pensar em pensar da mesma maneira.
«Se você é dos cépticos, daqueles que seguem à letra o ditado popular de «não se deixar iludir pelas primeiras impressões», experimente ler "Blink!" e vai estar mais atento à sua voz interior.»
O segredo do sucesso de Gladwell é composto por duas partes: primeiramente, ele utiliza um estilo de escrever jovial e coloquial, além disso, ele utiliza uma série de piadas em assuntos que são tão comuns e tão familiares que você não consegue para de devorar uma atrás da outra. Não há dados científicos vagos.
Um dos estudos de caso de Gladwell envolve o lançamento desonroso da Nova Coca-Cola, especificamente os defeitos no desafio Pepsi que permitiu aos executivos da Coca-Cola acreditar que a Pepsi poderia ultrapassar os produtos da Coca-Cola como o refrigerante número um do mundo. Gladwell percebeu que o Desafio Pepsi era baseado em uma lógica errada: Os degustadores não bebiam todo o refrigerante da lata. Eles tomavam um gole pequeno de cada uma das marcas que estavam sendo testadas e depois