A curva ABC
A curva ABC é um método empregado na gestão de estoques, como um instrumento de planejamento que permite ao gerente orientar seus esforços aos resultados mais significativos para a sua organização, mas sua utilização não se restringe apenas área de materiais. Conhecida também como análise de Pareto ou Regra 80/20, foi desenvolvido por Joseph Moses Juran, consultor da área da qualidade que identificou que 80% dos problemas são causados por 20% dos fatores. O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto.
A Curva ABC recebeu este nome por causa da sua definição Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;
Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total; Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.
UTILIZAÇÃO DE CURVA ABC
É uma ferramenta que procura causas e efeitos dentro da gestão da qualidade, onde se busca encontrar as principais causas que geram o maior número de efeitos. A curva ABC pode ser usada em outras partes da empresa, como para identificar os melhores clientes, os fornecedores mais importantes, os problemas mais comuns à sua empresa, entre muitos outros.
Pode-se fazer uma Classificação ABC por peso, por volume, por tempo de reposição, por valor de demanda, por inventário, por custo unitário, por aquisições realizadas e, assim por diante.
A Curva ABC expressa o fato de que a grande maioria das vendas de uma empresa é derivada de apenas relativamente poucos de seus produtos.
MONTANDO A ANÁLISE
Para montar a análise é necessário montar uma tabela com cada item da receita total da empresa, assim cria os critérios de avaliação. Colocando os itens que representam 80% da