a cura pela palavra
O assunto é sobre transtornos psicológicos, causas e tratamentos, onde o autor indaga a respeito da importância do tratamento. Ele faz uma abordagem sobre as várias técnicas e métodos utilizados no tratamento, assim também como as várias fundamentações teóricas e a postura do paciente frente a esses procedimentos.
As diversas correntes sobre tratamentos psicológicos, concluíram e foram unanimes em concordar que o método de Freud a terapia baseada na fala é eficaz para o nosso sistema de aprendizagem, na memória e principalmente no processo de emoção o responsável pela nossa saúde mental e um viver mais equilibrado. Concordaram também que não importa o tipo de tratamento que o paciente tenha passado, pois no fim o efeito é muito parecido.
O texto é interessante pois nos leva a conhecer os vários tipos de tratamentos psicológicos e os métodos aplicados e direcionados a cada patologia pertencente a essa área. É esclarecedor ao nos fornecer a informação de que segundo Freud “todos temos problemas mentais de menor ou maior grau”, e que o aparecimento da psicanálise foi fundamental para revolucionar o mundo das terapias, levando cada vez mais pessoas a se interessar por esse assunto, tanto no que diz respeito a se tratar ou a ser um profissional da área. Segundo a autora, atualmente os tratamentos psicológicos estão sendo mais bem aceitos não estão mais ligados a ser “problemático”. Mas existe ainda as indagações sobre a validade do tratamento, se vale a pena ou não inicia-lo.
Dentre os vários tipos de tratamento estão a psicanálise, método revolucionário de Freud, a psicanálise junguiana criada por Carl Jung, que introduziu o conceito de inconsciente coletivo, a psicodinâmica que se baseia em noções tradicionais da psicanálise, a Gestalt, que usa teatro e outras expressões artísticas, e as terapias que priorizam a fala do paciente. Todos esses métodos e técnicas estão voltados e agem em