a cultura vista nas ciênicas sociais
Resenha Crítica
Trabalho referente ao seminário da matéria Fundamentos de Sociologia, que tem como professor Gustavo Gomes, realizado pelos alunos: Douglas Pires, Emory Figueiroa, Helena Santos, José Matheus Andrade, Lício Lima, Raíssa Silveira, Rute Muniz e Viviane Bispo; todos graduandos do primeiro período, no curso de Ciência Política, pela Universidade Federal de Pernambuco.
Introdução
Por José Matheus Andrade
A cultura, pela percepção do senso comum, é apenas o conjunto de manifestações artístico-culturais de uma sociedade. Entretanto, para a Sociologia, não é algo tão trivial assim. A Sociologia entende por cultura todo tipo de manifestação humana, criação simbólica advinda da capacidade de abstração e significação do ser humano. O sentido entendido pelo senso comum é geralmente chamado de “sentido restrito” da cultura, por só dizer a respeito de uma pequena parte da grandiosidade do que se entende atualmente por esse termo tão abrangente. Alguns sociólogos defendem a tese do caráter dialético da cultura. Esta, tanto funciona como liberdade, como coerção. Tanto a cultura pode ser utilizada para garantir a liberdade e igualdade entre as mais diversas sociedades, como dentro de uma mesma cultura. Pode, também, ser usada como coerção por grupos dominantes sobre grupos dominados, ou pelo Estado sobre uma sociedade, como se observa, por exemplo, atualmente, quando o Estado brasileiro tenta impor uma união social por meio da Copa do Mundo de Futebol de 2014, pelo fato de o futebol ser considerado o esporte nacional e o governo estar precisando de uma sociedade unida no momento atual de crise e a proximidade das eleições.
Cultura e Identidade
Por Douglas Pires
Há uma confusão muito comum envolvendo a definição de cultura. O senso comum tende a generalizar todos os processos sociais que remetem à questão de auto-afirmação como simplesmente "Cultura".No entanto, não só há uma