a cultura-mundo
FICHAMENTO: CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, para a disciplina Antropologia Cultural,para obtenção de notas.
Prof. José Pedro.
Itororó 2014 1. DETERMINISMO BIOLÓGICO
Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Qualquer criança normal pode ser educada em qualquer cultura.(p.17)
A divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica; onde o quadro de funcionários do Banco do Brasil, entre outros exemplos, eram atividades exclusivamente masculinas ;Margareth Mead(1971) mostra que até a amamentação pode ser transferida a um marido moderno por meio da mamadeira. Índios Tupi mostra que o marido pode ser o protagonista mais importante do parto. E o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação (p.19)
2. DETERMINISMO GEOGRÁFICO
Considera que as diferenças do ambiente condicionam a diversidade cultural.
Os lapões e os esquimós; ambos habitam a calota polar norte, os primeiros da Europa e os segundos no norte da América. Ambos têm ao seu dispor flora e fauna semelhantes. Os esquimós constroem suas casas(iglus),os lapo~es por sua vez, vivem em tendas de peles de rena (p.21: 22)
3. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE