A cultura hoje marcada por tecnologias digitais
Como a cultura contemporânea é ligada ao digital, é impossível imaginar que o aprendizado no século XXI ficaria fora disso. O autor do livro Cibercultura, Pierre Levy, faz reflexões sobre o caminho da humanidade e da aprendizagem com o advento das tecnologias digitais. O papel dos professores seria muito mais de incentivadores, de criar alunos com um olhar crítico sobre aquilo que se está aprendendo, estimular a inteligência de um modo coletivo onde todos colaborem e não simplesmente dependam do professor que seria o “detentor” do conhecimento. A internet, as mídias digitais, a facilidade que temos hoje em encontrar informações na rede nos tornaram dependentes e muitas vezes preguiçosos. Tudo está a um clique de distância e quando falamos em ensino isso é preocupante.
Claro que a escola não é o único espaço para se adquirir conhecimento, e nem a internet é algo que se deva excluir da aprendizagem, mas sim unir todas as fontes de uma forma coerente e que possa beneficiar as pessoas e trazer um crescimento real à sua formação.
As informações que aprendemos no mundo real são aplicadas ao virtual, para isso temos como exemplo a evolução dos computadores. Há alguns anos atrás, antes da invenção dos sistemas operacionais que temos hoje, como o Windows, era de difícil acesso encontrar o que se procurava em um computador, como arquivos, textos e etc. A necessidade de organização do ser humano, e a demanda por informações mais rápidas e fáceis trouxe aos sistemas operacionais características do mundo real, o desktop como vemos hoje, pode ser organizado em pastas, podemos utilizar programas diversos, e contamos com