A Cultura em nossas mãos
Emilene Ribeiro Santos
A Cultura em nossas mãos
Santo Amaro
2014
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Emilene Ribeiro Santos
A Cultura em nossas mãos
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Antropologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e do (a) tutor (a) Prof. Renata Rose Costa dos Santos
Santo Amaro
2014
INTRODUÇÃO
Na introdução desse trabalho buscamos discutir o desenvolvimento da Antropologia e da cultura na sociedade. Percebemos que a cultura é a principal característica do Ser humano, que se desenvolve de dentro para fora e de fora para dentro de cada um de nós.
A associação original da visão de Antropologia que está ligada à cultura por meio de séculos demonstra e descreve o ser humano, analisando-os com base nas características de costumes regiões e crenças. A Antropologia na cultura visa explorar investigando os complexos, aspectos das sociedades ao longo dos tempos.
Muitos homens se dedicaram e especializaram na busca de conhecimento, o que conseguiram através de muito esforço e pesquisa enriquecendo o legado da humanidade sobre suas constantes caminhadas.; Entre eles podemos destacar:
Karl Marx; acreditava que os proletariados deveriam se organizar e conquistar o mundo que nos cerca.
Levi Strauss; introduziu o método estruturalista descobrindo os elementos mais íntimos e profundos da cultura identificando valores e costumes, suas semelhanças e diversidades.
Malinowski; em sua visão a cultura é uma totalidade que integra vários eixos que estão particularmente interligados e deve ser entendendo e profundamente estudado.
Augusto Comte; buscava compreender e estudar a sociedade para organizá-la através do espírito científico.
Florestan Fernandes; foi o principal nome de representação da sociologia crítica entre os brasileiros