A cultura do salão
Módulo 7
Trabalho realizado por:
Alexandre Rebelo
EPRPS 3ºTDIE
O Salão – novo espaço de conforto e intimidade
Com a ocupação do trono por parte de Luís XV, com apenas 5 anos, o trono teve que ser comandado da parte do Duque de Orleães e
Duque de Bourbon, até que o legitimo rei atingisse a sua maioridade. Sem um rei, as cerimónias na corte tornaram-se pouco interessantes e começaram a perder o interesse por parte da nobreza. O Salão – novo espaço de conforto e intimidade
Como consequência desse desinteresse, a nobreza começa a passar mais tempo nos seus palácios e assim, a investir mais no seu conforto.
Assim os salões dos nobres passam a ser o centro da vida social, sendo bastante elegantes, repletos de luxo e confortáveis.
O Salão – novo espaço de conforto e intimidade
Este espaço passou a ser o local de reunião familiar, o local onde se fazem os banquetes e se rebem as visitas mais importantes. Assim o Salão passou a exercer uma grande importância na divulgação das novas ideias tanto politicas como filosóficas e artísticas.
O Iluminismo
Este movimento tal como o Renascimento e o Humanismo, caracteriza-se pela valorização do indivíduo e do espírito crítico, tal como defende o valor absoluto da razão.
Os Iluministas defendem que é através do exercício da razão que o Homem se liberta da ignorância, e consegue construir o progresso e o bem-estar, o que o conduz á felicidade, sendo isso um direito natural de qualquer ser humano.
O Iluminismo
Esta corrente reformula o pensamento e os direitos naturais, defendendo a igualdade e dignificação pessoal pelo próprio trabalho e pela instrução, e não pelo nascimento. Estas ideias foram-se divulgando precisamente através dos salões, os cafés e os clubes, e as lojas maçónicas.
O Neoclássico
O Neoclassicismo teve origem na França e
Inglaterra entre 1750 e 1830, após isso espalhou-se por toda a Europa. Este