A cultura do espetáculo
Esportes:
- Espetáculos como as Olimpíadas, Copa do Mundo, campeonatos de basquete da NBA estão atraindo grandes audiências e gerando anúncios a preços altíssimos.
- São daqui que saem os valores mais profundos da sociedade, a competição, o sucesso e o dinheiro.
Cinema:
- É um terreno extremamente fértil, com Hollywood insinuando um mundo de glamour, palácios cinematográficos, publicidade, moda e excessos.
- Em 1960 o cinema contemporâneo incorporou a forma, estilo e efeitos especiais.
- Em 2000 já começaram as existir os filmes de altas tecnologias.
- De 2002 a 2004 existiram os espetáculos com heróis de historias em quadrinhos, incorporando fantasias de poderes, derrotando seus inimigos e prevalecendo num ambiente de alta tecnologia.
- Seus anúncios e trailers são cada vez mais escandalosos, barulhentos e agitados.
Televisão:
- Desde 1940 quando teve sua estreia veem trazendo espetáculos de consumo, vendas, moda e acompanhando as mercadorias de alto valores e estilos de vida.
- Abrigando os eventos esportivos, políticos (desde eleições ate as corrupções), programas de entretenimento (Oscar ou Gremmy) ou programas noticiários.
- De uns anos pra cá ocorreu um grande aumento nos realitys shows competitivos, envolvendo sexo, humilhação e barracos.
Teatro:
- De um tempo pra cá abordam as historias do espetáculo musical, com o jazz, blues, funk, country e outras formas de entretenimento pop.
- Estimulando o desejo da participação da plateia, geralmente são parodias de algum filme, livro ou peça.
Moda:
- É um aspecto central de espetáculo, constituindo um setor atraente da cultura da mídia, transformando estilistas em grandes celebridades.
- Na moda atual é um espetáculo de consumo, anunciando coleções da cada estação, gerando desfiles extraordinários, determinando o que esta ou não em evidencia.
Música:
- A Music Video Television (MTV) é uma grande fornecedora da musica, trazendo as espetaculares produções de