A cultura de protesto: um estudo sobre a contracultura e a utopia de paz e amor
A cultura de protesto
Título
A cultura de protesto: Um estudo sobre a contracultura e a utopia de paz e amor
Objetivo Geral
Entender o que foi o movimento de contracultura na década de 1960, esclarecendo que não foi um movimento de briga ou mesmo de modificação da sociedade. Além de tentar voltar com uma temática há muito esquecida e menosprezada.
Objetivos específicos
Compreender a importância bem como o papel relevante desempenhado pela contracultura dos jovens na década de 60;
Explicar a importância das tribos e da música na contracultura;
Entender a disseminação da idéia de liberdade individual e a contestação dos valores estabelecidos.
Delimitação do Problema
A juventude nessa época realmente era formada por transgressores e rebeldes sem causa?
Os jovens acreditavam que não bastava transformar a estrutura econômica e o Estado. Era preciso mudar a própria maneira de se comportar e de sentir as pessoas, sua vida cotidiana. Que formas eles utilizavam para ocasionar essa revolução total na sociedade tradicional?
Quem foram os precursores da contracultura?
Justificativa
Este assunto me causou grande interesse por conter elementos que fazem parte do meu cotidiano. O rock, o desapego pela sociedade tradicional, a luta contra o sistema convencional imposto, as tribos que surgiram. Tudo isso me motivou a prosseguir com a pesquisa.
Este assunto, apesar de seu caráter retrospectivo, é de muita importância devido ao fato de que nunca se deu o devido valor a essa temática, por considerarem algo que já aconteceu e acabou, no entanto a contracultura, o movimento Hippie e outros aspectos que compõem este momento da nossa historia e cultura serviu para definir a sociedade que estava por vir. Este estudo serve também para determinar então o caráter de revolta que este movimento possuiu, e, que tentou propor o coletivismo em detrimento da sociedade urbana e industrial. O estudo deste momento deve ser sem duvidas, aprofundado e merece ter lugar de