A cultura Católica
UERJ
A Cultura Católica
Aluno: Tailan Coelho de Oliveira
Professor: Daniel Reis
Disciplina: Arte e Antropologia 3
Julho – 2013
Rio de Janeiro - RJ
A cultura Católica
É impossível relatar toda a história do Brasil sem deixar de lado toda influência da religião cristã. Mesmo antes de Pedro Alvares Cabral pisar na terra que mais tarde seria um vasto país com um grande e forte poder industrial e econômico, o descobridor do Brasil já tinha como objetivo a expansão da fé cristã.
Grande parte dos primeiros índios que habitaram o Brasil tiveram sua cultura e sua crença substituídas pela crença em um Deus e seus 10 mandamentos. O que para os líderes católicos significou humanizar os povos intitulados de “selvagens”.
É observável que a religião cristã sempre reprimiu o que é natural no ser humano. Vendo muitos desejos carnais e instintivos uma afronta contra o que – segundo eles- Deus criou. E que a única forma de se encontrar a paz e a felicidade é crendo e amando um único Deus que é subdividido em três partes: O Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espirito Santo.
A família correta, segundo essa mesma religião seria um casal - um homem e uma mulher- e seus filhos. Os católicos veem que o objetivo do ser humano é casar-se e gerar filhos. E que as relações sexuais devem ser apenas feitas para procriar.
Mas se um homem deseja ser um servidor da fé cristã, se tornando padre, monsenhor ou cardial, ele não poderá se casar, pois sua devoção deve ser totalmente á religião.
A homossexualidade e o desvio do comportamento da identidade sexual são vistos como monstruosidades por essa mesma religião. E isso gerou um preconceito que acompanhou durante milhares de anos a história da humanidade.
Nessa religião existem dez leis que exerceram grande influência na construção política da sociedade que conhecemos hoje, que são os dez mandamentos:
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO