A cruz de cristo
Disciplina: Soteriologia
Referência do Livro/Artigo: John stott. A Cruz de Cristo. São Paulo/SP: VIDA, 2006.
Nome do (a) Estudante: Francisco Rodrigues Morais
Curso: Teologia Data: 07/06/2013
1. O autor do livro, John Stott nasceu na cidade de Londres em 1921. Sir Arnold foi um importante médico na famosa rua de Harley Street. Ele era agnósticoenquanto sua esposa, Emily Stott, era uma luterana que frequentava a paróquia vizinha daigreja anglicana de All Souls, Langham Place. Stott foi enviado para um internato aos oito anos de idade. Inicialmente, foi para uma escola em Oakley Hall. Em 1935, passou à Escola de Rugby..
2. Visão Geral do livro/artigo:
2.1. O assunto principal do livro é a Cruz e tudo o que ela representa para o cristianismo. Dentre todos os símbolos positivos que a igreja cristã tinha para representa-la, ao longo dos séculos foi escolhido a cruz como o centro da mensagem cristã. Um símbolo negativo, que só transmite dor. O autor explica desde a sua escolha até os dias contemporâneos a sua importância. Sim, a importância dogmática, simbólica, mística e porque não dizer teologia. Todo o livro gira em torno da cruz, sem no entanto ofuscar a pessoa que morreu sobre ela.
2.2. A tese principal do autor Ao desenvolver o seu tema foi conservar em mente o triângulo Escritura, tradição e mundo moderno. Seu desejo foi ser fiel à Palavra de Deus, permitindo que ela diga o que tem para dizer e não pedindo que ela falasse o que ele gostaria que ela, a escritura dissesse. Julgo o autor feliz em mostrar as varias facetas da cruz, rude cruz.
2.3 – os argumentos centrais do livro segundo minha visão: primeiro – a cruz por si só tem diz muita coisa, mesmo para uma pessoa que nunca ouviu falar do Cristianismo, mostrando assim que o símbolo foi escolhido perfeitamente embora tenha um cunho negativo. Segundo – movido pela perfeição do Seu santo amor, Deus em Cristo substitui-se por nós,