A Cronologia da Sociologia
Farei um resumo da evolução dos estudos referentes as relações entre os homens e a constituição dos grupos em que eles se integram (em determinadas condições de interdependência e normas de conveniência), isto e, as sociedades.
Para entendermos o nascimento da Sociologia e o seu desenvolvimento necessitamos analisar as diversas transformações que ocorreram a partir do século XIV e XV, quando aconteceu a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, ou da sociedade medieval para a sociedade moderna, ou seja, quando ocorreu a expansão marítima, o comércio ultramarino, a formação dos estados nacionais, a reforma Protestante e o desenvolvimento científico e tecnológico. Fatos que não podem ser isolados, pois, estão vinculados uns aos outros.
A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social. O criador do termo Sociologia foi Augusto Comte (1789-1857). Sua origem vem da palavra latina sócius, que quer dizer associação, e da palavra grega Logus, que significa estudo. Alguns autores, cada um em sua época, se dedicaram ao estudo sociológico da sociedade, sendo que suas teorias são até hoje consideradas como basilares da origem da sociologia e dos estudos sociológicos. Cada um em sua linha de pensamento teórico, deixaram um legado de obras que trazem fundamentos para o estudo das sociedades.
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base