A criminalização jovem no brasil
É perceptível aos olhos de qualquer cidadão brasileiro, que cada vez mais cedo, os jovens entram para o mundo do crime. Vários são os aspectos levados em consideração para que possamos realmente entender quais os motivos que os fazem tomar este caminho. Tomamos por início a má estrutura da família brasileira hoje, os pais são cada vez mais jovens, imaturos, para assumir o papel de “chefe de família”, com isso, a educação da criança já toma caminhos obscuros desde pequena. Outros fatores que levam-se em conta, são: a dificuldade de vagas em escolas e no ensino superior gratuito, a deficiência do ensino publico atual, a exigência na hora de conseguir emprego, dificultando por completo a sua obtenção e levando o jovem a buscar outras alternativas, a má distribuição de renda per capita do nosso país, a desigualdade social e racial, esses e outros fatores são contribuintes da para esse fato social que a cada dia vem aumentando em nosso país.
Talvez, fosse o caso de avaliarmos as políticas contemporâneas existentes para a solução do caso em questão, percebe-se que a maioria dos adolescentes envolvidos na criminalização, são: de baixa renda, sem conclusão do Ensino Fundamental e afrodescendentes. E ainda, afirmo que a grande concentração desses jovens, está dentro da faixa etária de 15 a 18 anos de idade.
O Estado brasileiro tem silenciado os poderes públicos e a sociedade. Segundo dados apresentados por pesquisas, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de homicídios de jovens por arma de fogo. E o Estado, soluciona esse problema, punindo, aplicando sanções penais. Sendo que muitas outras medidas podem ser tomadas para que o jovem não volte a tomar o mesmo caminho. Até porque, a justiça do nosso país é falha, existe apenas para os pobres. Desse modo, cabe aos cidadãos buscar um futuro melhor para os jovens de nosso país. Buscando alternativas que possam mostra-los que é possível uma sociedade mais