A criminalidade
TEMA: CRIMINALIDADE
A Criminalidade desde o início dos tempos
Desde os primeiros registros históricos podemos acompanhar a criminalidade no meio da sociedade, nos tempos da Antiga Mesopotâmia hoje Irã o que valia era o código de Hamurabi “olho por olho e dente por dente” um indivíduo roubava alguma coisa e cortavam uma mão se roubasse novamente a outra mão era cortada e assim a situação estava resolvida.
Mas porque a criminalidade está presente em todas as classes sociais? Pobreza, desemprego, diferenças étnicas, estrutura familiar.
A psicologia por meio de suas escolas tenta explicar o comportamento criminoso que há em um indivíduo.
Exemplo o Comportamento Criminoso
O Comportamentalismo explica que o indivíduo não tem vontade própria sendo moldado pelo ambiente em que vive.
Uma criança nasce em uma estrutura familiar onde todos cometem o crime de estelionato para os comportamentalistas ao crescer a criança desenvolverá o mesmo comportamento criminoso do ambiente que a influenciou.
Por outro lado hoje sabemos que não é bem assim que acontece vemos exemplos de pessoas que saem de um ambiente e tornam suas vidas totalmente diferentes do que eram acostumados a ver.
Dessa forma podemos supor que a criminalidade está ligada ao indivíduo que independe do meio em que vive ou de outros estímulos sociais. Esse comportamento está ligado à sensação em que cada um sente ao praticar um ato “culpa ou prazer” o que determina o que cada um vai sentir em relação a um ato criminoso são os condicionantes que a pessoa vai receber ao longo da vida.
Skiner defendeu junto com seus seguidores que um comportamento pode ser aprendido através da manipulação das consequências associadas a esse comportamento. A Lei do Efeito
Através de punição e reforços positivos e negativos que criem consequências desagradáveis o comportamento criminoso pode ser extinto e no caso desses reforços provocarem sensações agradáveis o comportamento pode ser moldado a ser