A criação em Santo Agostinho
“Vós vistes, ó meu Deus, todas as coisas que criastes. Pareceram-Vos elas muito boas e assim, também nós a vemos e as achamos igualmente excelentes.” (Sto. Agostinho)
- Definição de criacionismo Segundo o dicionário filosófico, “o criacionismo, do latim Creare , é a doutrina teológica- metafísica de inspiração judaico-cristã, segundo a qual não somente Deus tirou o universo do nada( ex nihilo) , vale dizer, o produziu sem matéria preexistente, mas criou para cada indivíduo uma alma imortal.” (Dicionário básico de filosofia, p.61, 1991)
- Problema da criação a partir dos tempos (Gregos) Para resolverem a questão da criação, os gregos já haviam elaborado várias espécies de soluções, porém a cada nova teoria levantada, uma nova forma de entender o fenômeno do surgimento do universo nascia. Vários foram os filósofos que tentaram durante alguns períodos da história desenvolver sua tese, uma das principais definições se encontra em Platão, na teoria do Demiurgo e em Aristóteles que falava sobre a questão de um motor imóvel. A criação para os gregos se dava sempre através de uma modificação acidental, pelo devir, a ideia de que algo podia vir do nada era extremamente absurda e sem fundamento, a passagem do não-ser para o ser era algo impossível.
-Criação na mensagem bíblica e quebra da concepção do demiurgo de Platão Como é relatado em Genesis, a criação se da através das próprias palavras de Deus, assim como é descrito abaixo: “Deus disse: “Faça-se a luz” e a luz se fez.” “Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando uma das outras e assim se fez ” (...) Com base no texto bíblico, vemos que necessariamente tudo foi criado através das palavras de Deus, Deus falou e aconteceu, de fato, nada era preexistente, tudo se originou através das palavras do criador, vemos então a partir deste ponto a