A criação de um ambiente de jogos de exercício para uma creche
1) Tema:
A criação de um ambiente de jogos de exercício para uma creche
2) Justificativa:
Brincar e jogar não são apenas um passatempo para as crianças, mas um jeito de conhecer e explorar o mundo ao seu redor.
3) Situação-Problema:
A necessidade da criação de uma sala para uma creche que abrigue, prioritariamente, jogos de exercício para o desenvolvimento pleno das crianças nessa faixa etária (0 a 3 anos de idade).
4) Público-Alvo:
Crianças de 0 a 3 anos de idade.
5) Objetivos:
1- Criar um espaço na área interna de uma creche com várias opções de jogos de exercícios, visando possibilitar o desenvolvimento motor e cognitivo da criança através de experimentação dos jogos e brinquedos disponíveis, além de sua socialização.
2- Favorecer o movimento da criança neste ambiente, ou seja, permitir que criança circule livremente, e também que explore os materiais através dos sentidos.
6) Embasamento teórico:
Segundo Vygotsky (apud Oliveira, 2002, p.54), “O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”. Portanto, devemos ter em mente que esse espaço que planejamos deve ser estimulante, desafiador e seguro às crianças que o frequentarem e que vai permitir-lhes liberdade de movimento, segurança e mais ainda, propiciar-lhes a socialização.
O autor suíço Jean Piaget, importante colaborador com seus estudos, tanto no campo da psicologia quanto da pedagogia, propôs uma classificação dos jogos de acordo com a evolução das estruturas mentais da criança em jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.
Nos jogos simbólicos (para crianças de aproximadamente de 2 a 7 anos de idade), também chamados de jogos de faz de conta, a criança pode assumir qualquer papel que desejar: bombeiro, professor, médico, enfim, o que sua imaginação permitir, enquanto que nos jogos de regras, próprios