a criação de Deus
Glivi wchôa carneiro
INDICADORES ÁCIDO-BASE
PORTO VELHO- 2013
GLIVI WCHÔA CARNEIRO
INDICADORES ÁCIDO-BASE
TRABALHO APRENSENTADO À DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA, MINISTRADA PELA PROFESSORA JAMILE MARIANO MARCEDO DO IFRO SOBRE INDICADORES ÁCIDO-BASE PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL.
PORTO VELHO-2013
Conteúdo
1-INTRODUÇÃO
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Dessa forma, para saber se uma substância é ácida ou base, pode-se utilizar para medir de acordo com uma escala de cores qual será o ph da substancia.
Todas as substancias aquosas estão em um nível na escala do P.H, essa escala é uma grandeza físico-química logarítmica para medir se a substancia tem caráter ácido, básico ou neutro, ele pode variar de 0 a 6,9 (ácido) 7 (neutro) e 7,1 ( base) e a compreensão desse assunto é tão importante que a industria mundial de alimentos sempre visa que o nível do p.h de um determinando produto, não venha a prejudicar alguém por conta do nível estar muito a baixo ou muito acima do permitido.
2-DESENVOLVIMENTO
Para medir o nível na escala, existem algumas substâncias na natureza que nos ajudam a constatar através do uso das cores em que ponto na escala o produto possa estar, entre eles estão os mais conhecidos e de mais fácil acesso.
3.1- fenolftaleína: sua fórmula é C20H14O4. Apresenta-se normalmente em solução alcoólica como um líquido incolor. É solúvel em água liberando íons H+ e OH-, ele provem do Anidrido ftálico que quando sintetizado pela condensação, forma como subproduto o fenolftaleína, quando misturado em parte proporcional a substancia em meio ácido ou base ele sofrera uma