A criança
Potenciar e favorecer o desenvolvimento Maximo de todas as capacidades dos diferentes alunos
O desenvolvimento não pode ser considerado como uma expansão automática de potencialidades , mas como um complexo processo de interação entre a criança e o adulto, a escola infantil é um contexto de desenvolvimento, pois nela tem lugar as condições ótimas para desenvolver-se como pessoa. As vivências,as experiências compartilhadas,os sentidos, as frustrações as ilusões são tudo o que a criança apresenta na escola infantil.
Compensar as desigualdades sociais e Culturais
Essas experiências juntamente com algumas características próprias geneticamente adquiridas, configuram um determinado grau de competência em relação em relação à capacidade de expressar-se por meio da linguagem,no conhecimento de conceitos básicos das situações e do meio que envolve a criança,nas capacidade de relacionar-se e de expressar sentimentos, no domínio do conhecimento do corpo e de suas possibilidades de movimento. São mais evidentes em meninos e meninas que vivenciaram situações de carências graves ( afetiva e relacionais).
A escola infantil pode contribuir para tentar compensar essas diferenças que, uma das finalidades da escola infantil seria a de compensar as diferenças que muitas vezes são causadas por carência do tipo social,econômico ou cultural. Uma das finalidades da escola infantil seria a de compensar as diferenças quando as crianças são muito pequenas e ajudar a prevenir possíveis dificuldades posteriores no decorrer da escola obrigatória e da vida adulta.
Preparar para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória
Defendemos que é preciso que tenha uma estrutura, um funcionamento e uma organização própria que seja coerentes com os objetivos próprios desse nível.
Atualmente enfatiza-se o aspecto de dar uma identidade própria a essa etapa educativa, com a escola do ensino fundamental. É importante que entendamos que