A criança e o número
Puc Rio
Linguagem e Cognição
Dia da apresentação: 04/11/13
A criança e o número
O livro fala sobre o conceito de número em sala de aula, e os métodos que favorecem o processo de alfabetização matemática. Segundo Piaget, o conhecimento se dá em três níveis:
Conhecimento físico: é o conhecimento exterior dos objetos, através da observação; as relações (diferenças, semelhanças) são criadas mentalmente pelas pessoas quando relacionam com dois objetos.O conhecimento físico é o conhecimento dos objetos da realidade externa: são as propriedades físicas que podem ser conhecidas pela observação. Entretanto, a relação entre as propriedades físicas de dois objetos é construída a partir do conhecimento lógico-matemático. É também o pensamento lógico-matemático que atua quando analisamos numericamente objetos, estabelecendo relações de igual, diferente, mais etc. Assim o número é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo.
Conhecimento lógico-matemático: a origem deste conhecimento é interna ao indivíduo; define-se como a coordenação das relações, onde a criança consegue ver que há mais elementos num todo do que nas partes;
Conhecimento social: são as reuniões construídas pelos indivíduos, sua natureza é resultante só da vontade;este conhecimento necessita de uma estrutura lógica-matemática para a organização e assimilação.
Piaget afirma que a construção do conhecimento se dá através de fontes externas e internas. Enquanto o conhecimento físico e o conhecimento social se processam fora do sujeito, o conhecimento lógico-matemático se dá no interior do individuo, ou seja, na mente.
Com o reconhecimento das fontes do conhecimento é possível entender que a construção do conhecimento físico e matemático se dá através de dois tipos de abstração: abstração reflexiva (relações mentais) e abstração empírica (relações físicas). Para a abstração das