A criança na educação infantil
Resumo: A Educação Infantil, ramificação integrante da Educação Básica, uma das áreas educacionais cuja demanda tem sido crescente. Educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. Ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criança. Neste ramo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.
Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Básica. Criança. Alfabetização.
Introdução
A educação infantil, consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. A educação infantil é ministrada em estabelecimentos educativos de vários gêneros como berçários, creches, pré-escolas, entre outros.
No Brasil considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. Recentes medidas legais modificaram o atendimento das crianças na Pré-Escola, pois alunos com seis anos de idade devem obrigatoriamente estar matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental.
O ser humano passa por diferentes etapas, desde o chupar o polegar até elaborar pensamentos com diferentes estruturas, construir um saber, estando no seio do conhecimento, a criança é levado ao lúdico, sem a brincadeira fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo.
Este trabalho tem o objetivo de discutir os motivos que levam as crianças a dedicarem grande parte de seu tempo ao jogo, à brincadeira.