a criança de oito anos
Introdução O tema abordado neste trabalho é sobre o comportamento motor, adaptativo, linguagem, pessoal/social da criança de oito anos, segundo Arnold Gesell, para assim termos um melhor conhecimento sobre a sua teoria.
Características motoras A criança de oito anos em atividade corporal, nesta fase os movimentos corporais são rápidos e tem agilidade. A criança tem certo gracejo e desenvoltura nos movimentos, seu andar é ligeiro já tem consciência dos modos de sentar embora em alguns momentos não faça com postura. Tem alta crítica em relação à fala dos outros, demostra seus sentimentos através da postura dramatiza, representa com gestos. A criança desta idade esta inconstante atividade tem apreço por atividades esportivas, jogos, acrobáticas, tudo que envolve movimentos rápidos, corre, pular, lutas são as preferidas. As brincadeiras de esconder, pegar, também faz parte neste processo de desenvolvimento. Eles estão aptos a participar de jogos que requer maior atenção e concentração, futebol, beisebol, onde exige uma maior organização por parte da criança, em jogos deste porte as crianças consegue ser expectador.
A coragem e audácia são marcantes, pois o domínio do corpo faz com que suba em arvore, ande em prancha estreita com postura e equilíbrio do próprio corpo, sente prazer por desafios novos. Nadar, patinar, pular corda, nos exercícios de velocidade a leveza em segurar os objetos. Tem interesse por novas aprendizagens, gosta em alguns momentos de fazer as coisas do seu próprio jeito, modifica sua postura e o adapta conforme o momento apoia se com frequência no próprio corpo. Consegue olhar na direção de outra pessoa enquanto conversa com ela as variações revelam muito dos esquemas corporais que se encontra aos seis, agora com maior flexibilidade. Compreende as ideias e quando uma tarefa está acabada, ao escrever usa bem os espaços entre as frases com letras regulares. Revelam nos desenhos figuras humanas demostra pessoas em atividades